Banner Top - 1 Anuncie
Banner Guitarra Intensiva
Banner Top - Envie sua Noticia
POLÍTICA

Vereadores da CCJ da Câmara aprovaram 577 projetos em 2019

CCJ é responsável analisa a constitucionalidade das matérias

13/01/2020 12h32
Por: Kamila Reis
Fonte: Mais Goiás
42
Reunião da CCJ (Foto: Câmara de Goiânia)
Reunião da CCJ (Foto: Câmara de Goiânia)

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara Municipal de Goiânia (CCJ) aprovou no ano de 2019, 577 projetos de lei. No total, 621 foram analisados, 14 foram rejeitados e outros 47, arquivados. Essa é a comissão mais importante da Casa Legislativa. Por ela, passam praticamente todos os projetos, para que a constitucionalidade das matérias seja apurada e votada.

A CCJ distribui os projetos entre componentes da comissão, com exceção da presidência, que só vota em caso de desempate. Assim, a média de projetos atribuídas a cada integrante-relator foi de 110. “A média deste ano de projetos para os vereadores relatarem foi de 110 projetos por vereador, foi uma média alta”, declarou a presidente da CCJ, Sabrina Garcez (Sem Partido).

Durante o ano foram derrubados 40 vetos do prefeito Iris Rezende, 44 mantidos e outros 23 foram rejeitados.

Para a presidente da CCJ, muito se discutiu a respeito de Ações de Diretas de Inconstitucionalidade, as chamadas ADIs. Sabrina Garcez avalia que nem sempre a discussão legislativa se faz por critérios objetivos de constitucionalidade, mas que há questões não uniformes, como a opinião do prefeito sobre determinado assunto.

Muitas pessoas falam a respeito do aumento da quantidade de ADIs propostas ou de vetos, o que a gente percebe é que a CCJ precisa prezar pela constitucionalidade. Mas há questões que superam a constitucionalidade. Tivemos exemplos sobre a aposentadoria especial para a Guarda e para os Coveiros, que foram apresentadas. A Prefeitura vetou para os Coveiros, mas não vetou para a Guarda, então não existe uma uniformidade.  E outro motivo para o veto é a opinião do prefeito. É um debate que vai se estender”, avaliou a parlamentar.

 

 

 

 

**Informações Mais Goiás

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Goiânia - GO
Atualizado às 16h50
30°
Nuvens esparsas Máxima: 29° - Mínima: 21°
33°

Sensação

7 km/h

Vento

62%

Umidade

Fonte: Climatempo
BANNER 300X600 GUITARRA
Beauty 300x600 1
Oportunizando
Oportunizando - Fui Aprovado
Banner sessão 1 (política) BodyFit
Como Vencer a Timidez
ASR - MAKE
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
Oportunizando 300x250 PH
ASR - FORMULA GANHAR 10000